top of page

Desvendando a Prática do Japamala

Um Guia Passo a Passo sobre Como Usar e se Beneficiar dele


O japamala, também conhecido como mala, é uma ferramenta espiritual amplamente utilizada em várias tradições religiosas, como o hinduísmo, o budismo e outras práticas espirituais. Esta série de contas entrelaçadas é mais do que um simples adorno; é um veículo poderoso para a concentração, meditação e conexão com o sagrado. Neste artigo, exploraremos em detalhes como usar um japamala de maneira eficaz, compreender o significado por trás dessa prática e aproveitar os benefícios espirituais e mentais que ela oferece.




O Significado do Japamala

O termo "japamala" é derivado de duas palavras: "japa", que significa repetição de mantras ou nomes divinos, e "mala", que se refere a uma guirlanda de contas. Juntos, eles representam uma ferramenta para a recitação focada e meditação. Cada conta no japamala é usada para contar as repetições do mantra escolhido, permitindo que o praticante mantenha a contagem sem perder a concentração.

Passos para Usar um Japamala

Passo 1: Escolha o Mantra

Antes de começar, escolha um mantra que ressoe com você. Pode ser um nome divino, uma afirmação positiva ou uma sequência de palavras que tenha significado pessoal.

Passo 2: Encontre um Local Tranquilo

Escolha um local calmo e tranquilo, onde você possa praticar sem interrupções. Isso ajudará a criar um ambiente propício para a meditação.

Passo 3: Sente-se Confortavelmente

Sente-se em uma posição confortável, com a coluna ereta e os olhos fechados. Isso ajuda a manter o corpo relaxado e a mente alerta.

Passo 4: Segure o Japamala

Segure o japamala com a mão direita, deixando o primeiro dedo (indicador) fora do mala. Use o dedo indicador para mover as contas enquanto recita o mantra.

Passo 5: Recite o Mantra

Comece a recitar o mantra escolhido em sua mente ou em voz baixa. Mova uma conta por cada repetição do mantra. Continue repetindo o mantra e movendo as contas até completar uma volta completa no mala.

Passo 6: Não Pule a Conta Central

Ao chegar à conta central (a conta guru), pare de recitar o mantra. É um momento de pausa para reflexão ou para honrar seu professor espiritual, se for o caso.

Passo 7: Continue ou Termine

Você pode optar por continuar recitando mais voltas do mala ou finalizar a prática. A escolha é sua.

Benefícios do Uso do Japamala

Além de promover a concentração e a meditação, o uso do japamala tem vários benefícios:

  1. Calmante Mental: A repetição do mantra ajuda a acalmar a mente agitada, reduzindo o estresse e a ansiedade.

  2. Conexão Espiritual: A prática constante cria uma conexão mais profunda com o mantra escolhido e a espiritualidade.

  3. Foco Interior: O movimento das contas ajuda a manter o foco, evitando distrações.

  4. Energia Positiva: A repetição do mantra emite uma energia positiva que pode influenciar seu estado de espírito.




O japamala é mais do que um conjunto de contas; é uma ferramenta de transformação pessoal e espiritual. Ao seguir os passos para usá-lo adequadamente, você pode abrir portas para um maior autoconhecimento, paz interior e conexão com o divino. Lembre-se de que a prática é uma jornada, e cada repetição do mantra é uma oportunidade de crescimento espiritual.

bottom of page